5 erros comuns que DESTROEM o cabelo: aprenda para nunca mais fazer!

capa_hidratação_cabelos
Se tem uma coisa que anda me dando muito trabalho ultimamente é o meu cabelo. Comecei a fazer luzes e percebi o quanto os cabelos sofrem com essas mudanças.

Acaba virando uma bola de neve: Retoca as luzes e o cabelo fica ressecado! Aí faz hidratação com óleo disso e daquilo, o cabelo amarela! Matiza para voltar a cor bonita, resseca! Faz selante pra ver se fica mais fácil o dia a dia, amarela denovo! Ou seja.. uma briga diária e várias idas no salão ($$$) fazem parte da nossa vida!E não é só comigo, não! Converso com muita gente que tem problemas desse tipo e que tem cabelos muito diferentes do meu... Logo, todo cabelo tem problema e nós nunca vamos chegar num consenso.

Mas será que nós mesmas não somos responsáveis por boa parte desses estragos? Somos, infelizmente!

Por isso, resolvi fazer alguns posts sobre cuidados com o cabelo e este é o primeiro.


E por quê ele é o primeiro? Porque simplesmente não adianta gastar rios de dinheiro no salão, fazer hidratação, banho disso e daquilo se continuarmos cometendo esses erros.


Certamente você irá se identificar em alguns deles e vai entender o quanto você está judiando do seu cabelo.


Lá vai a listinha: Pre-pa-ra!

1. Trocar o condicionador pela máscarahidratação-cabelo-ressecado

Pasmem! Eu fazia isso muitooo.. Achava que estava arrasando na hidratação! Não pode! Máscara é máscara, condicionador é condicionador e possuem funções diferentes quando lavamos os cabelos. Primeiro que a máscara não pode nem deve ser usada em todas as lavagens (eu usava) e segundo que algumas máscaras não fecham a cutícula do cabelo (aberta pelo shampoo). Então, para nunca mais errar: Shampoo + condicionador em todas as lavagens.

Quando você quiser fazer uma hidratação mais profunda, usar o shampoo, passar a máscara (misturada com óleos, vitaminas, como você está acostumada a fazer, esperar o tempo que o fabricante estipulou, enxaguar e passar condicionador (pelo menos do meio para baixo do cabelo). Assim, a máscara vai hidratar os fios internamente e o condicionador vai finalizar selando a cutícula do cabelo. Lembrando que isso também serve (e principalmente serve) para as máscaras matizadoras.

Outro ponto é que a hidratação para cabelos normais, saudáveis, é recomendada somente 1 vez por mês. Sendo o período de 15 em 15 dias recomendado somente para os cabelos danificados ou que passam pro procedimentos com química como tinturas, descolorações, alisamentos, etc. Às vezes achamos que estamos ajudando e estamos piorando a saúde dos cabelos, infelizmente!

 

2. Dar uma ajeitadinha no cabelo com a chapinhachapinha-1

Já fiz muito, principalmente na franja! Não pode!

A chapinha deve ser usada com o cabelo limpo (após lavar e secar/escovar o cabelo), sempre usando um protetor térmico antes. Se você usa a chapinha só para dar um jeitinho no cabelo ou na franja depois de muitas horas ou dias da lavagem, você está facilitando a penetração de poluição na fibra capilar, o que acaba com o cabelo.

 

3. Pentear cabelo molhado com escova erradaescova_raquete

Cabelo molhado deve ser penteado com pente de madeira ou escovas com cerdas separadas e plásticas (um bom exemplo é a escova do tipo raquete).

Os cabelos molhados são muito fáceis de quebrar, por isso, começar a desembaraçar pelas pontas até que se consiga pentear facilmente todo o comprimento dos fios.

 

4. Lavar o cabelo com água quente

Essa não é nova, mas deve ser reforçada.

Entre os malefícios da água quente estão 1) a abertura das cutículas do cabelo, deixando-o sem brilho e com uma textura mais áspera; 2) aumenta a oleosidade do couro cabeludo, pelo estímulo das glândulas sebáceas, que pode aumentar a queda e diminuir a velocidade de crescimento dos fios; 3) Acaba com a queratina do fio deixando os cabelos mais ressecados e desprotegidos.

Preferir, então, lavar os cabelos com água de morna e fria. E preferir a água fria quando for fazer hidratação - o resultado é muito melhor.

Benefícios da água fria: 1) Não abre a cutícula do cabelo; 2) Melhora o brilho; 3) Evita a oxidação dos cabelos tingidos, protegendo a cor;

 

5. Proteger o cabelo do sol

Também não é nova mas eu também não fazia isso até ficar loira. A exposição do cabelo ao sol por muitas horas causa danos às ceramidas (substâncias que unem as cutículas dos fios) e à queratina, podendo deixar o cabelo fraco e quebradiço, além de sem brilho e com uma aparência opaca.

Como está chegando o verão (e que sejam bem-vindos os dias de sol e piscina) procure sempre usar um boné, um chapéu ou até um lenço (super em alta) ou então, caso você não goste ou esses não cubram toda a extensão dos fios, use produtos com algum fator de proteção solar para cabelos (cremes sem enxágua, óleos, etc..) e proteja seus cabelos dos raios UV.lenços_praiachapeu_sol

Pare de cometer esses erros e perceba a diferença no seu dia a dia.

Jajá tem mais posts sobre cabelos!!! Aguardem!!!

-
Deixe um comentário:
Facebook