Hidratação dos lábios no inverno

hidratação_labios_inverno
Mais do que em outras épocas do ano, nossos lábios sofrem no inverno.

O tempo frio e seco prejudica a hidratação de nossa pele, principalmente dos nossos lábios, deixando-os ressecados e até rachados em alguns casos. Por isso, os cuidados com a hidratação devem ser redobrados nas épocas frias.

Exerci um pouco do meu papel de cirurgiã-dentista (sim, eu sou cirurgiã-dentista) e separei algumas dicas para que você não sofra as consequências da mudança de estação e continue com lábios lindos e saudáveis todos os dias.

Dica 1 -  Hidratação várias vezes ao dia

Utilizar produtos com alto poder hidratante no mínimo três vezes ao dia. Também é importante reaplicar o hidratante sempre após as refeições, pois alguns alimentos podem favorecer o ressecamento, e sempre que sentir necessidade.

Sempre escolher os produtos que possuem algum fator de proteção solar em sua composição, principalmente quando utilizados ao ar livre ou sob luzes artificiais. Por este motivo, eu, particularmente, não recomendo o uso isolado da manteiga de cacau ou outros tipos de hidratantes que não fornecem nenhum tipo de proteção solar. Nesses casos, um protetor solar labial deve ser associado. O sol também pode causar o ressecamento dos lábios, além de ser fator de risco para algumas doenças. Melhor prevenir!

Aqui estão alguns hidratantes labiais com alto poder hidratante:

hidratantes_labiais_dicasdeprodutos

Dica 2 - Esfoliação

A esfoliação dos lábios, assim como da pele, são essenciais para uma hidratação mais profunda. Os esfoliantes são capazes de remover as células mortas e as pelinhas secas dos lábios (sem machucar) e deixam os lábios prontos para a hidratação.

A esfoliação deve ser realizada uma vez por semana. Mais do que isso pode ser prejudicial, principalmente no inverno, pois os lábios são muito sensíveis e vascularizados.

Os esfoliantes labiais não são muito baratos e poucas marcas possuem um esfoliante específico para lábios no Brasil. Aqui estão alguns produtos que já usei e recomendo. Mas se você não quer gastar dinheiro, você pode fazer uma misturinha de mel e açúcar (prefiro o refinado quando vou esfoliar os lábios e em pouca quantidade). A vantagem dos produtos específicos para a esfoliação dos lábios é que eles são formulados com grãos esfoliantes bem fininhos, promovendo uma esfoliação eficaz e ao mesmo tempo cuidadosa, diferente do mel e açúcar.

O esfoliante deve ser aplicado com movimentos ciculares e muito leves. Após sua aplicação, remover com água e finalizar com o hidratante.

esfoliantes_labiais_tml

Dica 3 - Evitar hidratar os lábios com saliva

Apesar da sensação de alívio do ressecamento, a saliva pode piorar esses sintomas. Isso acontece porque a saliva tem um pH muito ácido, que agride a mucosa labial, podendo causar assaduras e até uma dermatite perioral, aquela vermelhidão e descamação dos lábios e de seu contorno, comuns de vermos nessa época do ano. Se os lábios estão rachados, a presença da saliva é pior ainda, podendo até causar algum tipo de infecção.

Passar a língua nos lábios acaba sendo instintivo quando os lábios estão ressecados. Por isso, caprichem na hidratação, pois quanto mais hidratado o lábio tiver, menos necesidade você terá de fazer isso.

Dica 4 - Atenção na escolha do creme dental

Outro cuidado a ser tomado é na escolha do creme dental. Não é raro de se encontrar pessoas se queixando de ressecamento, vermelhidão, edema e até rachaduras nos lábios que cessam completamente após a troca do creme dental. Cuidado com as pastas mais abrasivas, como aquelas que prometem clarear os seus dentes na primeira aplicação. Elas costumam irritar e muito a mucosa oral e os lábios. Não recomendo.

Dica 5 - Preferir batons hidratantes

Muitas marcas trazem batons que além de beleza trazem saúde, hidratação e proteção aos lábios. Então, sempre dê preferência a esses. O gloss, apesar da fuidez, nem sempre tem hidratante em sua formulação e pode piorar o ressecamento se for aplicado e reaplicado continuamente com o intuito de hidratar os lábios.

Uma dica de ouro quando queremos usar aquele gloss lindo ou aquele batom glamuroso, que não são nada hidratantes, é passar um pouquinho de vaselina nos lábios antes de suas aplicações. A vaselina vai hidratar e ao mesmo tempo favorecer a aplicação do batom, dando um aspecto incrível.

Para finalizar, devemos ter em mente que só é possível hidratar os lábios e a pele se tivermos uma boa hidratação geral do nosso corpo. Procure beber pelo menos 2 litros de água por dia e reforçar a quantidade de ingestão nas épocas mais secas. Para estar bonita tem que estar saudável, não tem jeito.

Que venha o inverno!


 

 
Deixe um comentário:
Facebook